Um acidente vascular cerebral (AVC) ocorre quando o fornecimento do sangue é interrompido, a causa da interrupção pode ser uma obstrução ou trombo (AVC isquémico) ou uma hemorragia (AVC hemorrágico), em qualquer das situações é suprimido o abastecimento de nutrientes e oxigénio levando à morte dos tecidos.
A morte dos tecidos cria sequelas no nosso corpo como as paralisias e falta de voz, a sua ocorrência está ligada à porção de cérebro afetada (morta) e o local, imaginemos que a porção no cérebro afectada se situa na parte esquerda a paralisa que a pessoa vai ter é na parte direita do corpo.
O AVC resulta de alterações no nosso sistema vascular, as alterações nos vasos sanguíneos e no sangue são os principais fatores que resultam dos nossos maus hábitos de vida, como o tabaco, diabetes, hipertensão, colesterol, bebidas alcoólicas e sedentarismo.
O AVC e outras tromboses assustam cada vez mais as mulheres, especialmente as que usam anticoncepcionais hormonais, como a pílula, o seu risco apenas se anula se o casal optar por anticoncepcionais não hormonais ou barreira como o preservativo ou diu de cobre. Apesar das noticias divulgarem casos de embolia e trombose associadas à pílula, não está contra-indicada, cada mulher deve fazer o anticoncepcional que mais se adapte a si, tendo em conta os seus fatores de risco pessoais e familiares.
- falta de força num dos lados do corpo (braço ou perna)
- tonturas
- desequilíbrios
- alterações na fala
- dores de cabeça intensas
- alterações na visão
- desmaio
- enjoos
Fontes bibliográficas