Os anticoncepcionais podem ter sua eficácia diminuída quando usamos alguns medicamentos, existem princípios ativos que diminuem ou anulam a eficácia dos anticoncepcionais, a maioria dos medicamentos conseguem interferir devido à acção que têm no fígado, os medicamentos que podem interferir aumenta o metabolismo do fígado levando a que este degrade e elimine mais rapidamente os hormônios sintéticos do sangue.
A acção destes medicamentos é maior quando falamos de anticoncepcionais orais, sendo menor nos outros tipos de anticoncepcionais hormonais. Descubra que medicamentos falo:
- Medicamentos que interferem com os anticoncepcionais hormonais orais (pílulas): primidona, fenitoína, fenobarbital, carbamazepina, oxcarbamazepina, topiramato, felbamato, rifmpicina, ritonavir, nevirapina, nelfinavir, efavirenz, griseofulvina e erva de São João.
- Medicamentos que interferem com os anticoncepcionais hormonais vaginais (anel vaginal): primidona, fenitoína, barbitúricos, carbamazepina, oxcarbazepina, topiramato, felbamato, rifampicina, ritonavir, griseofulvina e erva de S. João (Hypericum perforatum).
- Medicamentos que interferem com os anticoncepcionais hormonais intra-uterinos (diu hormonal): fenobarbital, fenitoína, carbamazepina, rifampicina, rifabutina, neviparina e efavirenz.
- Medicamentos que interferem com os anticoncepcionais hormonais (adesivo hormonal): fenobarbital, primidona, rifampicina, rifabutina, bosentano, carbamazepina, acetato de eslicarbazepina, felbamato, oxcarbazepina, fenitoína, rufinamida, topiramato, nelfinavir, ritonavir, nevirapina, efavirenz, griseofulvina e hipericão (Hypericum perforatum).
Os anticoncepcionais e os antibióticos
Alguns antibióticos podem interferir com a eficácia dos anticoncepcionais, os estudos revelam que os antibióticos para tratar a tuberculose são os únicos que realmente interferem, no entanto há risco de outros também interferirem, como alertam as bulas, são os casos das penicilina, amoxicilina, tetraciclinas - confira mais no post.
Como recuperar a eficácia de um anticoncepcional após um antibiótico
A mulher para não correr riscos deve se proteger durante o tratamento com método barreira, preservativo, ou evitar as relações até 7 dias após terminar o antibiótico.
Para recuperar a protecção após um tratamento com antibiótico deve usar o seu anticoncepcional hormonal durante 7 dias seguidos.
Fontes bibliográficas