A depressão é um estado afectivo que se caracteriza pela presença de uma enorme tristeza e desinteresse. Este estado de tristeza continuo e prolongado pode se considerar uma doença, a depressão ganha contornos de patologia, doença, quando a pessoa entra numa estado de sofrimento permanente, com maior tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, choro fácil e desespero.
A depressão resulta de alterações nos neurotransmissores do cérebro que alteram a transmissão dos impulsos nervosos, a serotonina, noradrenalina e dopamina são alguns dos neurotransmissores afectados.
Sintomas de depressão
Para a sociedade é difícil aceitar e perceber esta doença, que é muitas vezes apontada como uma falsa patologia. A verdade é que está descrita como uma doença mental e se reveste de um carácter muito importante pelo elevado numero de pessoas que sofre de depressão e pelos sintomas, muitas vezes limitantes. Alguns dos sintomas de depressão:
- tristeza
- ansiedade
- desespero
- desânimo
- pessimismo
- perda de interesse nas atividades diárias
- sentimentos de culpa
- insegurança
- desinteresse
- medo
- dificuldade na concentração
- cansaço
- diminuição do interesse sexual
- alterações de peso ou apetite
- agitação
- irritabilidade
- pensamentos de morte ou suicídio
- alterações no sono (insónia)
- dores de cabeça frequentes
- perturbações digestivas
Apesar da depressão ser uma doença mental com a evolução da doença a pessoa com depressão tem também algumas manifestações físicas, tais como:
- dores de barriga
- má digestão
- azia
- diarreia
- prisão de ventre
- gases
- tensão na nuca
- dores de costas e braços
- dores no corpo
- pressão no peito
- períodos de suor intenso
Fontes bibliográficas