Ovranette® é um medicamento hormonal, constituído por hormonios progestagénicos e estrogénicos que está indicado na prevenção da gravidez.
Composição hormonal do anticoncepcional ovranette® (cada comprimido): levonorgestrel (0,15mg) + etinilestradiol (0,03mg).
Como iniciar e tomar o anticoncepcional ovranette®
O anticoncepcional ovranette® deve ser iniciado, pela primeira vez, no primeiro dia da menstruação, os seguintes comprimidos devem ser tomados todos os dias, sensivelmente à mesma hora. Nas cartelas seguintes deve tomar um comprimido todos os dias, durante 21 dias (21 comprimidos), seguindo-se uma pausa de 7 dias. Após pausa deve reiniciar nova cartela, ao 8° dia.
Reacções adversas do anticoncepcional ovranette®: cefaléias, diarreia, vomitos, náuseas, tensão mamária, alterações do peso e da libido, estados depressivos, cloasma e uma diminuição da tolerância ao uso de lentes de contato.
Os outros medicamentos e o anticoncepcional ovranette®: a eficácia do anticoncepcional ovranette® pode ser reduzida com a administração concomitante de barbitúricos, fenilbutazona, hidantoína, hipericão, rifampicina e ampicilina.
Esquecimentos e atrasos do anticoncepcional ovranette®
Esquecimentos ou atrasos com menos de 12 horas
O anticoncepcional ovranette® em situações de atraso na toma menor que as 12 horas não perde a eficácia.
Esquecimentos e atrasos de mais de 12 horas
O anticoncepcional ovranette® em situações de atraso ou esquecimento de mais de 12 horas pode perder a eficácia, assim a mulher deve:
Na primeira/ segunda semanas do anticoncepcional ovranette®
Deve tomar o comprimido esquecido assim que se lembre e usar preservativo nos 7 dias seguintes. As restantes pilulas devem ser mantidas na hora habitual e dias seguintes.
Na terceira semana do anticoncecional ovranette®
Deve tomar o comprimido esquecido assim que se lembre, colar as cartelas e usar preservativo nos 7 dias seguinte. As restantes pilulas devem ser mantidas na hora habitual e dias seguintes.
Fontes bibliográficas
euroclinix.com.pt