Os anticoncepcionais garantem proteção de uma gravidez indesejada, se a mulher os usar corretamente, sejam anticoncepcionais hormonais ou barreira (sem hormônios), o seu uso deve ser correto para que a mulher se proteja e não tenha riscos de gravidez.
Cada anticoncepcional é usado de forma diferente, embora saibamos que os esquecimentos, alguns medicamentos e situações de vômito ou diarreia podem interferir com sua eficácia.
Descubra como deve usar os anticoncepcionais:
Anticoncepcionais hormonais
A pílula anticoncepcional deve ser tomada todos os dias, e no final da cartela a mulher deve fazer uma pausa de descanso. As pílulas de toma continua a mulher não faz pausa, usa comprimidos placebo, sem hormônios. A pílula sem estrogénios, usada na amamentação, é uma pílula diferente de uso continuo, podendo não causar menstruações regulares.
O adesivo anticoncepcional deve ser colocado uma vez por semana, deve usar durante 3 semanas (3 adesivos) e depois faz uma semana de pausa, depois dessa semana reinicia o ciclo de colocação de 3 adesivos, deve colar na pele, nos braços, costas, cochas ou abdómen.
O anel anticoncepcional deve ser colocado dentro da vagina durante 21 dias - 3 semanas, devendo ser retirado, deve andar 7 dias sem o anel e ao 8° dia coloca um novo.
O implante anticoncepcional é um método de longa duração, que é introduzido na pele durante 3 anos, devendo depois ser mudado.
Diu hormonal
O diu hormonal é um método de longa duração que é colocado no útero, durante 3 a 7 anos.
Injeção anticoncepcional
A injeção hormonal confere proteção durante 1 a 3 meses e deve ser administrada por um profissional de saúde.
Anticoncepcionais não hormonais
O preservativo é o único método que confere protecção das doenças sexualmente transmissíveis, deve ser colocado antes de qualquer contacto sexual, devendo ser mudada após cada ejaculação.
Diu de cobre
O diu de cobre é um método de longa duração que é colocado no útero, durante 5 a 10 anos.
Fontes bibliográficas