As pílulas anticoncepcionais fornecem às mulheres algumas vantagens, a prevenção da gravidez, o controlo dos sintomas de tpm, as menstruações regulares e o controlo e tratamento dos problemas androgénicos são alguns dos benefícios que podem levar a mulher a usar a pílula e a compensar os seus riscos.
Os problemas androgénicos preocupam a maioria das mulheres, falamos do excesso de pelos (hirsutismo), pele e cabelos oleosos, acne e queda de cabelo, com alguns medicamentos a mulher pode controlar e tratar estas características associadas ao excesso de hormônios masculinos.
Os estudos revelam que as melhores pílulas anticoncepcionais para melhorar sua pele e cabelos são as que têm em sua composição a dienogest.
Os medicamentos com ciproterona têm maior acção anti-androgénica, mas como têm maior dosagem hormonal devem ser usados durante menos tempo.
Os medicamentos com ciproterona, apesar de terem acção anticoncepcional não devem ser usadas com o único objectivo de prevenção da gravidez.
As melhoras pílulas anticoncepcionais para sua pele e cabelos oleosos são (por ordem de eficácia) :
- Pilulas com ciproterona (Diane 35, Selene, Diclin, Artemidis 35, Tess, Lydian, ferane35®)
- Pilulas com dienogest (Qlaira, Valette, Sibilla, Denille)
- Pilulas com cloromadinona (Belara, Clarissa, Jeniasta)
- Pilulas com drospirenona (Aranka, Arankelle, Daylette, Dioz, Diva Droseffik, Drosurall, Drosure, Drosianelle, Drosianne, Iumi, Sidreta, Sidretella, Yang 30, Yasmin, Yasminelle, Yaz)
As pilulas com ciproterona tem, regra geral, uma grande dosagem de estrogénios associada, o seu uso deve ser limitado no tempo, pois têm maiores riscos para a mulher. Não se esqueça que numa fase inicial do tratamento pode notar um ligeiro aumento do acne e pele oleosa. Fale com seu médico.
Fontes bibliográficas