Ao fazer o rastreio das células do colo do útero, através da citologia, a mulher pode descobrir que suas células do colo uterino têm alterações e risco de serem cancerígenas. Para além destas alterações a mulher pode ter pequenas feridas ou lesões no colo do útero, este tipo de feridas podem ser causadas pelo vírus HPV, clamídia, candidíase ou por uma cervicite.
Colo uterino |
As feridas no colo uterino podem dar maior risco cancro do colo uterino, pelo que nalgumas situações pode estar indicada a cauterização do colo do útero, que se traduz num tratamento para cicatrizar estas feridas através da aplicação de calor, causando uma queimação da ferida. A cauterização do colo do útero é um procedimento normalmente indolor (embora algumas mulheres refiram sentir dor).
Após a cauterização, o ginecologista deve receitar uma pomada que a mulher deve passar até o fundo da vagina, diariamente, durante um período variável de 12 a 15 dias.
Durante esse período, a mulher não deve ter nenhum tipo de contato íntimo, para não prejudicar o tratamento, nem mesmo com preservativo.
Sintomas após a cauterização do colo do útero
Após a cauterização do colo do útero a mulher pode apresentar alguns sintomas como corrimento marrom ou castanho, sangramento vaginal e cólicas. A mulher após a cauterização do colo do útero não deve ter relações sexuais e deve seguir as indicações de seu médico.
Fontes bibliográficas