O uso correto dos anticoncecionais hormonais, como o adesivo hormonal, garante à mulher proteção de uma gravidez indesejada, a sua eficácia depende do uso e aplicação corretos e alguns medicamentos.
A eficácia do adesivo hormonal
O adesivo hormonal é um anticoncepcional com hormonas que garante uma protecção de 99,7% contra uma gravidez indesejada. Esta proteção obtêm-se através do índice de Pearl, um índice que nos revela o numero de casos de gravidez em mulheres férteis que usam o adesivo hormonal durante 1 ano.
Índice de Pearl do adesivo hormonal (0,3 menos de 1 gravidez por cada 100 mulheres que usam o adesivo como método contracetivo). Saiba mais sobre eficácia dos anticoncepcionais.
Como manter a eficácia do adesivo hormonal
Para manter a sua eficácia e continuar protegida de uma gravidez a mulher deve aplicar o adesivo corretamente, seguindo o esquema de 3 semanas com adesivo - um adesivo por semana, seguido um semana sem adesivo semana de pausa, ao 8° dia deve recolocar novo adesivo.
Exemplo: se coloca o primeiro adesivo no dia 1, deve colocar o segundo no dia 8, o terceiro no dia 15, retira o no dia 21 e no dia 29 reinicia o esquema 21+7+21+7 (...).
A eficácia do adesivo hormonal e os outros medicamentos
A eficácia do adesivo hormonal pode ser comprometida com os seguintes medicamentos:
- doxiciclina
- cefodizima
- cefuroxima (antibióticos)
- hipericão
- modafinil
- ciclosporina
- fenobarbital
- carbamazepina
- fenitoína
- griseofulvina
- anastrozol
- amoxicilina
- ampicilina
Perguntas comuns sobre a eficácia do adesivo hormonal
E se o adesivo descolar perde a eficácia?
Se o adesivo se deslocar e estiver menos de 1 dia sem ele, continua protegida, se estiver mais de 1 dia deve aplicar outro e se proteger com método barreira ou evitar as relações nos 7 dias seguintes.
Os escapes são sinais que o adesivo perdeu a eficácia?
Não, o uso do adesivo hormonal pode causar este tipo de escapes ou sangramentos fora da semana de pausa, são um efeito frequente dos anticoncecionais hormonais, é o chamado spotting. Não é sinonimo de perda da eficácia do adesivo hormonal.
Fontes bibliográficas