A anemia é, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a condição clínica na qual o organismo sofre com a baixa dos níveis de hemoglobina (vitamina, presente no sangue, responsável por realizar a absorção, transporte e liberação de oxigênio, atividade que garante nutrição para todas as células do corpo).
Para o funcionamento dessa proteína, há a necessidade de ferro (sem o qual a estrutura química não consegue se estabelecer) cuja função, além do transporte de nutrientes e oxigênio para as células, inclui uma participação importante na fabricação das células vermelhas do sangue.
Tipos de anemia
Existem diferentes tipos de anemias e para cada uma há diferentes causas.
Anemias hereditárias – são aquelas relacionadas a fatores genéticos. É o caso da Anemia Falciforme, a qual se caracteriza pela destruição das células vermelhas do sangue;
Anemia Perniciosa – condição que se manifesta em virtude da deficiência de vitamina B12;
Anemia Hemolítica – condição caracterizada pela produção de anticorpos prejudiciais às células sanguíneas;
Existem ainda outros tipos, mas, a mais comum é a Ferropriva, causada pela deficiência de ferro, consequência, em grande parte dos casos, de uma alimentação inadequada.
Nutrição ideal
Todos os dias, devemos consumir alimentos ricos em nutrientes e vitaminas para suprir as necessidades de nosso organismo. No caso do ferro, o consumo diário recomendado é de 18 a 20mg.
As principais fontes desse nutriente são: carnes vermelhas, em especial fígado e miúdos, carne de aves e peixes, vegetais de folhas verde-escuras, como a couve, por exemplo; feijões, lentilha e grão-de-bico.
Embora o leite seja citado como uma das mais importantes fontes de ferro, há que prestar atenção no tipo de leite. Se o objetivo é aumentar o consumo de ferro, adquira leites enriquecidos com esse nutriente.
Dicas para sua alimentação:
- O ferro de origem animal é geralmente melhor absorvido e aproveitado pelo organismo.
- Para potencializar a absorção de ferro, recomenda-se também o consumo de alimentos ricos em vitamina C.
Sintomas de um possível quadro anêmico
Embora não haja um padrão de sintomas associados à condição anêmica, estão registados os seguintes sintomas: palidez, falta de apetite, mucosas mais claras (olhos e gengivas), indisposição, dores musculares, tonturas, fezes negras, alterações na respiração, falta de força e sensação de cansaço. Avaliação de quadro anémico - hemograma.
Tratamento da anemia
O tratamento da anemia pode variar de acordo com as condições que a propiciaram. No caso da ferropriva, a indicação inicial é a melhora na nutrição, com o aumento do consumo de ferro e até a ingestão de complemento vitamínico.
O consumo de carne vermelha, vegetais com folhas mais escuras, cereais, como o feijão, são os principais indicados na dieta de indivíduos com baixos índices de ferro.
Créditos: Sare Drogarias
Fontes bibliográficas
carlosedgar.com
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar
Fontes bibliográficas
carlosedgar.com
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar