O planeamento e preparação de uma gravidez é uma fase na vida do casal plena de ansiedade e receios, no subconsciente do casal existem muitos medos sendo a infertilidade ou dificuldade em engravidar o maior de todos.
A gravidez deve ser planeada e preparada pelo casal, esta preparação pressupõe uma consulta médica pré concepção. Nesta consulta deve ser estudada a sua história reprodutiva, a presença de doenças sexualmente transmissíveis, a vida sexual, os hábitos de vida, a alimentação, a atividade laboral, o uso de alguns medicamentos, paragem dos métodos contracetivos, estudo do ciclo menstrual, exame ginecológico, a vacinação e a iniciação de suplementos alimentares.
Quando consigo engravidar?
O casal deve manter relações duas a três vezes por semana, idealmente conseguirá engravidar quando a mulher ovular. A mulher tem maior chance de ovular no meio do ciclo menstrual, durante o período fértil. O período fértil da mulher pode ser calculado se a mulher tiver menstruações regulares, se a menstruação da mulher surgir de 28 em 28 dias o seu período fértil será entre os dias 11 e 16 do ciclo. Ex: se a menstruação ocorrer no dia 1 de dezembro, o seu período fértil será entre os dias 11 e 16 de dezembro, a sua ovulação deverá ocorrer no dia 14 de dezembro.
Não consigo engravidar
O casal pode não conseguir engravidar nos primeiros ciclos, sabemos que cerca de 80% dos casais consegue engravidar após um ano, as causas para esta aparente infertilidade são muitas sendo necessário procurar ajuda médica após 1 ano de tentativas, as causas mais comuns para esta dificuldade em engravidar são:
- alterações ou malformações dos órgãos reprodutores
- ciclos menstruais irregulares
- alterações ou deficits hormonais
- ovários poliquisticos
- endometriose
- alterações na produção dos óvulos ou espermatozoides
- alterações dos cromossomas
- disfunção eréctil
- idade do casal
- pouca frequência das relações sexuais
- consumo de bebidas alcoólicas
- consumo de tabaco
- consumo e drogas e medicamentos
- obesidade (IMC >29) baixo peso (IMC <19)
- alimentação
- sequelas de doenças
- tumores
- historia de aborto ou interrupção de gravidez (IVG)
- qualidade e quantidade do muco cervical
- miomas uterinos
- stresse e ansiedade
- causas ambientais (exposição a químicos e radiações)
- causas desconhecidas
Infertilidade, problema do casal, do homem ou da mulher?
Considera-se que um casal é infértil quando está à 1 ano ou a mais a tentar engravidar e não consegue (o casal deve manter manter relações sexuais, 2 a 3 vezes por semana e não usar contraceção). Estima-se que em Portugal cerca de 14% dos casais, esteja nesta situação.
Um casal infértil deve fazer alguns exames para descobrir as causas da infertilidade e conseguir que ocorra a fecundação, a mulher pode ter que fazer o registo da temperatura corporal (registo diário da temperatura rectal, sublingual ou vaginal é mais elevada durante o período fértil/ ovulação), estudo hormonal (FSH, LH, estradiol, progesterona e prolatina) e a ecovaginal ou ultrassom transvaginal. O homem faz normalmente o espermograma (estudo da produção, mobilidade e anormalidades dos espermatozoides).
O problema da infertilidade é um problema do casal. Os sentimentos de culpa e a culpabilização são fatores negativos que podem piorar a fertilidade (stresse e ansiedade - causas de infertilidade).
Soluções e tratamentos para a infertilidade
O estudos e exames ao casal irão permitir definir o melhor tratamento para que o casal consiga engravidar, o casal deve procurar ajuda em centros de apoio à fertilidade para conseguir ter acesso ao tratamento mais adequado de forma a conseguir que ocorra uma gestação. Os tratamento em mulheres com mais de 35 anos têm menor probabilidade de ter êxito. Os tratamento mais comuns realizados são:
- inseminação artificial (uterina)
- indução da ovulação
- fertilização in vitro (FIV) - mais informações sobre a fertilização in vitro (FIV)
- tratamentos hormonais ou com outros medicamentos
- tratamento cirúrgico
- instalação de óvulos ou espermatozoides nas trompas
Fertilização in vitro (FIV) (fonte da imagem: ivi-fertilidade.com) |
Fontes bibliográficas
gineco.com.br
saudereprodutiva.dgs.pt