A pilula anticoncecional é um método contracetivo indicado para todas as mulheres que pretendem evitar uma gravidez indesejada. A sua proteção ou eficácia depende de variados fatores, como a toma correta, a ausência de diarreias ou vomitos e a interação com outros medicamentos, são alguns exemplos.
A pilula hormonal anticoncecional deve ser usada seguindo as indicações e setas direccionais presentes nas cartelas ou carteiras, a mulher deve tomar um comprimido todos os dias sensivelmente à mesma hora. Os atrasos ou mudanças, se forem menores que as 12 horas, não altera a protecção. Exemplo: A mulher que toma a pilula habitualmente às 22 horas e passa a tomar às 23 ou 24, continua protegida.
Esqueci a pilula dois dias seguidos
Se esquecer um ou mais comprimidos corre risco de engravidar, a pilula deixa de proteger a mulher. O que devemos fazer para repor a eficácia:
Se a mulher tiver esquecido dois comprimidos na primeira ou segunda semana da pilula (pilula com comprimidos com a mesma dosagem ao longo do ciclo), deve tomar os comprimidos esquecidos, manter os próximos e se proteger com método barreira (preservativo) nos 7 dias seguintes.
Se o esquecimento dos dois comprimidos ocorrer na terceira semana, a mulher deve interromper a carteira ou cartela, esperar pela menstruação, iniciar nova carteira ou cartela no primeiro dia da menstruação e usar preservativo até ao 7° comprimido da cartela ou carteira.
As pilulas com comprimidos com diferentes dosagens têm um esquema próprio para repor a eficácia deve analisado isoladamente.
Esquecer a pilula dois dias engravida?
Sim engravida. A mulher ao esquecer a pilula, corre maiores riscos de engravidar se esquecer um ou mais comprimidos, quantos mais comprimidos esquecer maior probabilidade tem de ter uma gravidez indesejada.
Fontes bibliográficas