A abstinência sexual é um método anticoncecional natural, que consiste na ausência de relações sexuais de forma temporária ou definitiva.
A abstinência sexual consiste na ausência de contato das regiões genitais das duas pessoas, o casal pode experimentar outras formas de contacto sexual como a relação anal ou oral, sem que corra risco de engravidar.
Abstinência periódica
A abstinência periódica é utilizada como método contracetivo natural e consiste na ausência de relações durante o período fértil, é utilizado por muitas mulheres com auxilio do calendário ou tabela do ciclo menstrual (método da tabelinha). Este tipo de método não é 100% eficaz. Está desaconselhado nas mulheres com menstruações irregulares por ser mais difícil determinar o período fértil - período em que deve se abster.
Abstinência definitiva
A abstinência definitiva permite ao casal manter uma vida sexual ativa, explorando a sexualidade de forma diferente. É um método anticoncecional 100% eficaz.
A abstinência e a pilula
A mulher que toma a pilula regularmente sem falhas ou esquecimentos está protegida de uma gravidez indesejada não precisando de praticar a abstinência.
Fontes bibliográficas
carlosedgar.com
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar