O útero da mulher tem o seu interior revestido pelo endométrio, este revestimento vai se alterando ao longo do ciclo menstrual para receber o ovo (a fixação do ovo, após ocorrer fecundação, chamamos nidação), quando não ocorre fixação o endométrio descama causando a menstruação.
Nalgumas mulheres este tecido endometrial tem um crescimento para fora do útero, podendo atingir os ovários, os ligamentos que suportam o útero, intestinos, ureteres, bexiga, rins, trompas, vagina e até cicatrizes pós cirurgia no abdómen. A este crescimento anormal chamamos endometriose.
Este tecido endometrial fora do útero também sofre ação das hormonas femininas podendo dar alguns sintomas, como:
- menstruações dolorosas
- hemorragias mais prolongadas durante a menstruação
- irregularidades menstruais
- cãibras ou cólicas abdominais
- dores pélvicas (baixo ventre)
- dor nas relações sexuais
- dor ao defecar inchaço abdominal
Tratamento da endometriose
O tratamento da endometriose depende de vários fatores como a idade, tipo e duração dos sintomas e se a mulher quer ter filhos. A escolha do tipo de tratamento tem que ter em conta estas condicionantes.
Os tratamentos mais usados são os medicamentos (analgésicos, antinflamatórios, pilulas hormonais combinadas ou progestagénicas e outros medicamentos hormonais), cirúrgicos (remoção do tecido endometrial em excesso e extração dos ovários).
Pilulas hormonais |
A infertilidade da mulher
A endometriose pode ser a causa da infertilidade da mulher, por impedir a passagem do óvulo nas trompas de falopio. Fonte: Infertilidade, causas e tratamentos
Fontes bibliográficas
carlosedgar.com
pt.wikipedia.org
manualmerck.net
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar
carlosedgar.com
pt.wikipedia.org
manualmerck.net
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar