O anticoncepcional effiplen® é uma pílula hormonal combinada que tem na sua constituição as hormonas sintéticas etinilestradiol e gestodeno. A dosagem hormonal de cada comprimido é de 0,030 mg de etinilestradiol e 0,075 mg de gestodeno. A pílula effiplen® está indicado na prevenção da gravidez.
Composição da pílula effiplen®: etinilestradiol, gestodeno, edetato de cálcio sódico, estearato de magnésio, sílica anidra coloidal, Povidona K-30, amido de milho e lactose mono-hidratada.
Revestimento do comprimido de effiplen®: amarelo de quinolina (E 104), Povidona K-90, dióxido de titânio (E 171), Macrogol 6000, talco, carbonato de cálcio (E 170) e sacarose.
Como tomar a effiplen®
A pílula effiplen® deve ser tomado diariamente, à mesma hora, sem atrasos ou esquecimentos. A mulher deve tomar a pílula effiplen® durante 21 dias (21 comprimidos) fazendo, posteriormente uma pausa de 7 dias. Durante a semana de descanso a menstruação deve surgir, normalmente no 3° dia da pausa.
Como iniciar a effiplen®
A pílula effiplen® deve ser iniciada, pela primeira vez, no primeiro dia da menstruação, durante os primeiros 7 dias mulher deve evitar ou usar um anticoncepcional barreira (preservativo).
Interacções medicamentosas com a pilula effiplen®
A pilula effiplen® pode perder eficácia com alguns medicamentos como:
- Ampicilina
- Penicilinas
- Tetraciclinas
- Barbitúricos
- Rifampicina
- Fenitoína
- Rifabutina
- Primidona
- Fenilbutazona
- Dexametasona
- Griseofulvina
- Topiramato
- Ritonavir
- Hipericão
Efeitos secundários de effiplen®
Dores de cabeça, hemorragias intermenstruais, retenção de líquidos, inchaço, náuseas, vómitos, dores de barriga, alterações do peso corporal (aumento ou diminuição), alterações do humor, alterações do desejo sexual, nervosismo, tonturas, acne, dor mamária, aumento do volume mamário, secreção mamária, menstruações dolorosas, diminuição ou falta da menstruação, corrimento vaginal, vaginite, candidíase, aumento da tensão arterial, alterações dos níveis das gorduras no sangue, cólicas abdominais, distensão abdominal, alterações do apetite (aumento ou diminuição) manchas castanhas na pele e aumento ou queda de cabelo.
Esquecimentos de effiplen®
Um atraso menor de 12 horas, relativamente à hora habitual de toma, não interfere com a eficácia da pílula effiplen®, a mulher deve tomar o comprimido em falta e manter os restantes na hora de toma habitual.
Atrasos ou esquecimentos superiores a 12 horas interferem com a eficácia da pílula effiplen®, nesta situação a mulher deve tomar os comprimidos esquecidos (mesmo que tome dois juntos), e nos 7 dias seguintes usar preservativo, se o esquecimento ocorrer na ultima semana da carteira o cartela (entre o 15° e 21° comprimido) a mulher deve iniciar a nova cartela ou carteira assim que acabar a atual.
Fontes bibliográficas
infarmed.pt