O que causa o cancro do colo do útero?
O cancro do colo do útero é causado pelo papiloma vírus humano (HPV), um vírus que se transmite por contacto sexual e que se aloja no colo do útero levando a alterações nas células cervicais. O HPV é o vírus responsável pelo surgimento de tumores no colo do útero, ânus, vulva e vagina, verrugas genitais e condilomas.
Quais são os sinais de alerta do cancro do colo do útero?
O cancro do colo do útero em estados precoces não dá sintomas ou sinais, em estados mais avançados podem surgir alguns sinais como: hemorragia vaginal (entre as menstruações, após as relações sexuais), períodos menstruais mais prolongados, aumento do corrimento vaginal, dor na bacia e dores nas relações sexuais.
Como posso prevenir o cancro do colo do útero?
Pode prevenir o cancro do colo do útero através da vacina do HPV e da citologia anual.
Fiz a vacina contra o HPV tenho que fazer a citologia?
Sim tem, por duas razões: a vacina protege somente contra 2 ou 4 estirpes do vírus e as mulheres que iniciaram a vida sexual e fizeram a vacina posteriormente já podem estar contaminadas com o papiloma vírus.
Que tipo de lesões o colo do útero pode ter? Que exames podem ser feitos?
O colo do útero quando é rastreado com a citologia pode revelar lesões cancerígenas, estas lesões podem ser de baixo grau (LSIL) ou de alto grau (HSIL). Alguns exames: citologia, colposcopia e biópsia.
Fontes bibliográficas