A pilula microgeste® é um anticoncecional hormonal combinado composto dois tipos de hormonas gestodeno e etinilestradiol. A pilula microgeste® está indicada na prevenção da gravidez.
Composição dos comprimidos amarelos da pilula microgeste®: gestodeno (60 microgramas), etinilestradiol (15 microgramas), lactose mono-hidratada, celulose microcristalina, estearato de magnésio, polacrilina potássica, amarelo OPADRY YS-1-6386-G [hipromelose, dióxido de titânio (E171), óxido de ferro amarelo (E172), óxido de ferro vermelho (E172)], macrogol 1450, cera E (cera de montanoglicol).
Composição dos comprimidos brancos da pilula microgeste®: mono-hidratada, celulose microcristalina, estearato de magnésio, polacrilina potássica, branco OPADRY Y-5-18024-A [hipromelose, hidroxipropilcelulose, dióxido de titânio (E171), macrogol 400], macrogol 1500, cera E (cera de montanoglicol).
Como tomar a pilula microgeste
A pilula microgeste® deve ser tomado todos os dias durante 28 dias, nos primeiros 24 dias a mulher deve tomar os comprimidos amarelos e nos últimos 4 dias os comprimidos brancos, durante a toma dos comprimidos brancos (período de pausa) surgirá o período menstrual. Os comprimidos deverão ser tomados sensivelmente à mesma hora, sem atrasos superiores a 12 horas.
Como iniciar a pilula microgeste®
Se está a iniciar a contraceção, a pilula microgeste® deve ser iniciada no dia que surge a menstruação.
Medicamentos e a pilula microgeste®
- Ritonavir
- Fenobarbital
- Fenitoína
- Primidona
- Carbamazepina
- Topiramato
- Rifabutina
- Rifampicina
- Griseofulvina
- Ampicilina
- Tetraciclina
- Modafinil
- Erva de S. João
Efeitos secundários ou efeitos adversos da pilula microgeste®
Efeitos secundários ou efeitos adversos frequentes da pilula microgeste®
- Variações do humor
- Infeção vaginal
- Tonturas
- Náuseas
- Vómitos
- Acne
- Dor nas mamas
- Corrimento dos mamilos
- Retenção de líquidos
- Alterações do peso
Efeitos secundários ou efeitos adversos pouco frequentes da pilula microgeste®
- Aumento do apetite
- Aumento dos pelos
- Queda de cabelo
- Aumento do colesterol
- Aumento da tensão arterial
- Intolerância às lentes de contato
- Intolerância à glicose (açúcar no sangue)
A pilula microgeste® e os esquecimentos
Se o esquecimento for de menos de 12 horas a pilula microgeste® não perde eficácia, basta tomar o ou os comprimidos esquecidos e manter os restantes à hora habitual. Se o esquecimento for de mais de 12 horas a eficácia fica comprometida, a mulher deve tomar os comprimidos em falta (mesmo que tome 2 comprimidos) e manter os restantes à hora habitual, deve ainda usar preservativo nos 7 dias seguintes e se coincidir com o final da toma dos comprimidos amarelos, deve rejeitar os comprimidos brancos e iniciar nova carteira ou cartela.
Fontes bibliográficas
infarmed.pt