O anticoncepcional valette® é uma pílula hormonal combinada constituída pelas hormonas progestagénicas (dienogest) e estrogénicas (etinilestradiol) indicado na prevenção da gravidez.
Composição da pílula valette®
A pílula valette® tem a seguinte composição: etinilestradiol (0,03 mg), dienogest (2,00 mg), lactose mono-hidratada, amido de milho, maltodextrina, estearato de magnésio, sacarose, glucose líquida, carbonato de cálcio, povidona K 25, macrogol 35000, cera de carnaúba, dióxido de titânio (E 171).
A pílula valette® deve ser tomada todos os dias, à mesma hora, durante 21 dias (21 comprimidos) seguindo-se 7 dias de pausa (semana de descanso). Durante a semana de pausa surgirá a menstruação (regra geral no 2° ou 3° dia após terminar a carteira o cartela). A menstruação com a pílula valette® fica com menor fluxo e dura menos dias.
A pílula valette® deve ser iniciada no primeiro dia do período menstrual, o comprimido que deve tomar deve coincidir com o dia da semana, por exemplo se a menstruação surge numa terça-feira, deve tomar um comprimido de terça-feira, seguindo posteriormente os restantes dias, desta forma saberá que termina a cartela ou carteira numa segunda-feira e inicia sempre numa terça.
A pílula valette® e outros medicamentos
A pílula valette® pode perder eficácia com alguns medicamentos como:
- Primidona
- Felbamato
- Hidantoína
- Barbitúricos
- Carbamazepina
- Oxcarbazepina
- Rifampicina
- Rifabutina
- Ritonavir
- Nevirapina
- Penicilinas
- Tetraciclinas
- Griseofulvina
- Hipericão
Efeitos secundários ou adversos da pílula valette®
- Náuseas
- Vómitos
- Enjoos
- Dores de cabeça
- Alterações na libido
- Alterações do humor
- Corrimento dos mamilos
- Alterações na menstruação
- Ausência de menstruação
- Dor nas mamas
- Intolerância às lentes de contato
- Alterações no corrimento vaginal
- Candidiase vaginal
- Alterações do peso
- Retenção de líquidos
- Acne
- Eczema
A pílula valette® e os esquecimentos
Se o esquecimento ocorrer até 12 horas, relativamente à hora habitual da toma, deve tomar o comprimido em atraso e continuar a tomar os restantes à hora habitual. Um atraso de menos de 12 horas não interfere com a eficácia da pílula valette®.
Se o esquecimento ou atraso na toma da pílula valette® for superior a 12 horas, a sua eficácia fica comprometida, nesta situação deve tomar a ou as pílulas em atraso, manter as restantes sensivelmente à mesma hora e usar um método barreira durante 7 dias (preservativo). Se estiver na ultima semana da carteira ou cartela, deve iniciar a nova cartela ou carteira sem fazer a pausa dos 7 dias. Quando a mulher toma a pílula valette® sem fazer pausas (deve ser uma situação esporádica), aumenta o risco de ter hemorragias fora do período menstrual e não tem menstruação.
Se ocorrerem vómitos ou diarreia até 4 horas após a toma da pílula valette® a sua eficácia fica comprometida, deve tomar outro comprimido. Se a toma ocorrer até 12 horas da hora habitual repõe a eficácia da pílula valette®.
Fontes bibliográficas
infarmed.pt