O anticoncecional minesse® é uma pilula hormonal combinada constituída pelas hormonas sintéticas gestodeno e etinilestradiol, que está indicada na prevenção da gravidez. A quantidade hormonal na pilula minesse® é 60 microgramas de gestodeno e 15 microgramas de etinilestradiol.
Composição da pilula minesse®
A pilula minesse® tem a seguinte composição: lactose mono-hidratada, celulose microcristalina, estearato de magnésio, potássio de polacrilina, amarelo Opadry YS-1-6386-G [hipromelose, dióxido de titânio (E 171), óxido de ferro amarelo (E 172), óxido de ferro vermelho (E 172)], macrogol 1450, cera E (cera montanoglicol).
Comprimidos brancos (placebo): lactose mono-hidratada, celulose microcristalina, estearato de magnésio, potássio de polacrilina, branco Opadry Y-5-18024-A [hipromelose, hidroxipropilcelulose, dióxido de titânio (E 171), macrogol 400], macrogol 1500, cera E (cera montanoglicol).
Como tomar a pilula minesse®
A pilula minesse® deve ser tomada todos os dias sensivelmente à mesma hora, durante 28 dias. A mulher deve tomar os 24 comprimidos amarelos e posteriormente os 4 brancos. Os comprimidos brancos são comprimidos sem principio ativo e correspondem ao período da pausa (pausa de 4 dias). Durante esta pausa surgirá a menstruação. Depois de terminar a carteira ou cartela (4° e ultimo comprimido branco deve iniciar nova cartela ou carteira).
Como iniciar a pilula minesse®
Para iniciar a pilula minesse® deve tomar o comprimido do dia 1, esse dia da semana será sempre o dia em que vai iniciar nova cartela ou carteira, e será nesse dia da semana que vai tomar o comprimido n.° 8, 15 e 22. O primeiro comprimido para quem inicia pela primeira vez a minesse® deverá ser tomado no primeiro dia do período menstrual.
A pilula minesse® e outros medicamentos
A pilula minesse® pode perder eficácia com alguns medicamentos como:
- Ritonavir
- Fenobarbital
- Fenitoína
- Primidona
- Carbamazepina
- Topiramato
- Rifabutina
- Rifampicina
- Griseofulvina
- Ampicilina
- Tetraciclina
- Modafinil
- Chá de hipericão
Efeitos secundários ou adversos da pilula minesse®
Efeitos frequentes da pilula minesse®
- Alterações na menstruação
- Ausência de menstruação
- Dores de cabeça
- Infeção vaginal (candidíase vaginal)
- Mudanças de humor
- Apetite sexual alterado
- Nervosismo
- Tonturas
- Náuseas
- Vómitos
- Dores de estômago
- Acne
- Aumento da mamas
- Dor nas mamas
- Corrimento vaginal
Efeitos menos frequentes ou raros da pilula minesse®
- Cólicas abdominais
- Crescimento excessivo de pêlos corporais
- Queda de cabelo
- Manchas na pele (rosto)
- Aumento dos níveis de colesterol e triglicéridos
- Aumento da tensão arterial
- Urticária
- Intolerância à glucose (açúcar no sangue)
- Intolerância às lentes de contato
A pilula minesse® e os esquecimentos
Esquecimento da pilula minesse® até 12 horas
No caso de esquecimentos ou atrasos na toma da pilula minesse® até 12 horas, a pilula minesse® não perde a eficácia, deve tomar a pilula em atraso e manter as restantes no horário habitual.
Esquecimento da pilula minesse® de mais de 12 horas
Em situações de esquecimento ou atrasos superiores a 12 horas deve tomar a ou as pilulas em atraso (mesmo que as tome juntas), e usar proteção adicional durante 7 dias. se a falha ocorrer na ultima semana da pilula minesse® deve rejeitar os comprimidos brancos e iniciar nova cartela ou carteira de minesse® (comprimidos amarelos).
A pilula minesse® e os vómitos
A pilula minesse® perde eficácia se ocorrerem vómitos ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma da pilula minesse®. Nesta situação deve ser tomado outro comprimido.
Em situações de vómitos e diarreia durante vários dias deverá ser usado um método anticoncecional físico (preservativo).
Fontes bibliográficas
infarmed.pt