A daylette® é uma pílula contracetiva hormonal que é utilizado para prevenção da gravidez. A pilula daylette ® tem na sua composição dois tipos de hormonas, a progesterona - drospirenona (3 mg) e o estrogénio - etinilestradiol (0,02 mg), por isso designa-se por pilula hormonal combinada.
Outros componentes do comprimido branco: núcleo do comprimido: lactose mono-hidratada, amido de milho, amido de milho pré-gelatinizado, co-polímero enxertado de álcool polivinílico e macrogol, estearato de magnésio. Revestimento: álcool polivinílico, dióxido de titânio (E171), talco, macrogol 3350, lecitina (soja).
Outros componentes do comprimido verde: núcleo do comprimido: celulose microcristalina, lactose anidra, amido de milho pré-gelatinizado, estearato de magnésio, sílica anidra coloidal. Revestimento: álcool polivinílico, dióxido de titânio (E171), macrogol 3350, talco, indigotina (E132), amarelo de quinolina (E104), óxido de ferro preto (E172), amarelo-sol FCF (E110).
Cada cartela ou carteira de daylette® tem 24 comprimidos brancos com a dosagem 3 mg drospirenona + etinilestradiol 0,02 mg e 4 comprimidos verdes sem hormonas (comprimidos placebo).
Como iniciar e tomar a daylette®
Para iniciar daylette® deve tomar o primeiro comprimido da cartela ou carteira (canto superior esquerdo) no primeiro dia da menstruação seguindo a ordem da cartela ou carteira (seta). A mulher deve tomar durante 24 dias os comprimidos brancos, após os quais deve tomar os 4 comprimidos verdes. Durante a toma dos 4 comprimidos verdes surgirá a menstruação, normalmente na 2°/ 3° pilula.
Daylette® |
Caixa de Daylette® |
Medicamentos que interferem com a pilula daylette®
- barbitúricos
- carbamazepina
- fenitoína
- primidona
- oxicarbazepina
- topiramato
- felbamato
- rifampicina
- griseofulvina
- ampicilina
- tetraciclina
- ritonavir
- nevirapina
- hipericão
Efeitos adversos ou secundários da pilula daylette®
Efeitos adversos ou secundários mais comuns da pilula daylette®
- alterações menstruais
- dor nas mamas
- dores de cabeça
- alterações do humor
- náuseas
- vómitos
- corrimento vaginal
- alterações da libido
- alterações da tensão arterial
- acne
- retenção de líquidos
- alterações do peso corporal
Esquecimento de pilula daylette®
Esquecimento de daylette® menos de 12 horas
Em casos de esquecimento até 12 horas a pilula daylette® não perde eficácia, a mulher deve tomar o comprimido assim que se lembre.
Esquecimento de daylette® mais de 12 horas
Em casos de atrasos ou esquecimento superiores a 12 horas a mulher corre risco de engravidar. A mulher deve tomar o ou os comprimidos em atraso e usar preservativo nos 7 dia seguintes. Se estiver na ultima semana da cartela ou carteira não deve fazer a pausa de descanso (tomar os comprimidos placebo - comprimidos verdes).
Se ocorrerem vómitos ou diarreia após 4 horas da toma do comprimido de daylette® a eficácia de daylette® pode ser alterada, a mulher deve tomar outro comprimido logo após o episódio, a eficácia da pilula daylette® mantém-se se tomar o comprimido sem atrasos de +12 horas.
Fontes bibliográficas
infarmed.pt