A pílula iumi® é uma pílula indicada principalmente na prevenção da gravidez, também na diminuição do acne e retenção de líquidos. A pílula iumi® tem a combinação drospirenona + etinilestradiol (drospirenona 3 mg + etinilestradiol 0,02 mg) e cada cartela da pílula iumi® tem 24 comprimidos amarelos.
Outros componentes: povidona, lactose monoidratada, amido, croscarmelose sódica, corante amarelo quinolina laca nº 10, estearato de magnésio, hipromelose e macrogol.
Como tomar a iumi®
Como iniciar a iumi®
Para iniciar a pílula iumi® deve iniciar o primeiro comprimido no primeiro dia da menstruação. No dia que surgir o sangramento deve iniciar a pílula iumi® mantendo a toma durante 24 dias seguidos. Após tomar os 24 comprimidos fará uma pausa de 4 dias durante a qual surgirá a menstruação.
A pílula iumi® e outros medicamentos:
Medicamentos que interferem com a pílula iumi® primidona, fenitoína, barbitúricos, carbamazepina, oxcarbazepina, topiramato, felbamato, rifampicina, ritonavir, nevirapina, antibióticos (penicilinas, tetraciclinas, griseofulvina), erva de São João ou hipericão.
Efeitos secundários da iumi®
Efeitos secundários frequentes da iumi®
Náuseas, dores abdominais, aumento de peso, dores de cabeça, alterações de humor ou dor nas mamas.
Efeitos secundários pouco frequentes da iumi®
Vómitos, diarreia, retenção de líquido, enxaqueca, diminuição do desejo sexual (libido), aumento do tamanho das mamas, erupção cutânea ou urticária.
Efeitos secundários raros da iumi®
Intolerância às lentes de contato, diminuição de peso, aumento do desejo sexual, secreções vaginais, secreções das mamas ou eritema nodoso.
Em atrasos ou esquecimentos menores que 12 horas (tendo em conta o horário habitual) a proteção de pílula não sofre alterações.
Em esquecimentos ou atrasos superiores a 12 horas a eficácia da pílula iumi® está comprometida, pelo que se o atraso ocorrer na entre o 1° e o 7° dia deve tomar o comprimido assim que se lembre (mesmo que tenha que tomar dois comprimidos juntos), continuar tomando os restantes comprimidos à mesma hora e utilizar um método barreira nos 7 dias seguintes.
Se o esquecimento ocorrer entre o 8° e o 14° dia deve tomar o comprimido assim que se lembre (mesmo que tenha que tomar dois comprimidos juntos), continuar tomando os restantes comprimidos à mesma hora e utilizar um método barreira nos 7 dias seguintes.
Se o esquecimento ocorrer entre o 15° e o 24° dia deve tomar o comprimido assim que se lembre (mesmo que tenha que tomar dois comprimidos juntos), iniciar a nova cartela assim que acabar a actual e utilizar um método barreira nos 7 dias seguintes. Nesta situação podem ocorrer pequenos escapes.
Os vómitos ou diarreia intensa interferem com a eficácia da pílula se ocorrerem nas 4 horas seguintes após a toma do comprimido. Deve logo tomar outro comprimido. Se forem durante alguns dias deve manter a pílula e usar outro método (preservativo) até ao 7° comprimido da nova cartela.
Fontes bibliográficas
infarmed.pt
libbs.com.br